quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dieta Paleo

Meninas,

Estou incrivelmente animada com a Paleo Diet.
Ontem encomendei 3 livros sobre ela que chegarão na semana que vem. Vejam:


Está praticamente tudo em inglês. Mas ontem encontrei o blog de um médico muito bacana que se deu o trabalho de postar em português grande parte das justificativas e fundamentação para esse tipo de dieta.

A dieta tem uma justificativa evolutiva, que sustenta que o nosso organismo evoluiu para uma alimentação muito diferente da que fazemos hoje. A idéia é alimentar-se como os homens do período paleolítico, quando a agricultura ainda não havia sido inventada.

Assim a dieta exclui alimentos processados, grãos, açúcar e principalmente o trigo. Trigo é proibidíssimo por razões bem interessantes. Pode-se comer SEM RESTRIÇÃO DE QUANTIDADE carnes, aves, peixes, ovos, hortaliças, gorduras naturais (azeite de oliva, manteiga), derivados fermentados de leite (queijo, nata).Tudo isso vocês podem encontrar com mais detalhes no blog do Doutor Souto.

Mas a justificativa evolutiva não tem um caráter meramente histórico. Há várias justificativas metabólicas e nutricionais sobre como a evolução moldou nosso metabolismo em interação com o meio e como estamos "desenhados" para processar o que comemos. Mais uma vez, sugiro que visitem o blog do doutor!

Vou fazer uma bateria de exames amanhã, quando já começo a dieta. Por sugestão do próprio Dr. Souto (sim, fiz uma pergunta a ele no blog e ele foi gentil o suficiente para responder), vou fazer um período de indução de 14 dias praticamente sem carboidrato. Depois desse período, vou inserindo frutas aos poucos e sentindo como o meu corpo reage.

Tudo será monitorado por fotos e medidas a cada 2 semanas. Além dos exames que vou refazer mensalmente.
Tudo isso para registrar todo o processo e mostrar pra mim e para quem acha isso loucura (já começaram a aparecer essas figuras tentando me desanimar) que funciona.

Por hoje é só, meninas.

Amanhã volto com mais detalhes sobre a minha dieta.

Bjo

12 comentários:

  1. Oiii
    nossa que legal esse metodo!! boa sorte pra vc
    nos deixe informadas =)
    beijo beijo

    ResponderExcluir
  2. só digo três palavras: você vai secar.
    :)

    quero saber de tudooooo!
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. oiee
    tomara que essa dieta de certooo amiga..
    bjao e boa quarta

    ResponderExcluir
  4. No mínimo é preciso coragem!!!
    Fazes bem em fazer exames antes de começares, e conversa bem com o teu médico sobre isso, ver o que ele acha...
    Bjos e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  5. oi lindona, então seja bem vinda a uma dieta a base de proteinas hehehe...tu vai emagrecer e criar musculos, porque é isso que a proteina faz...

    uma vez li na revista seleções um medico falando sobre a dieta das proteinas do atkins, que ele é o pai da dieta né, depois veio outras parecidas, como a dukan, south beach e entre outras

    o medico disse que desde a pre historica o homem é carnivoro, foi criado pra comer carne e verduras, que na epoca tinha muito mais fibras...concordo com ele

    beijocas e boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Lindona vai firme!!!!
    Se você esta se sentindo segura é o que importa. mas por favor deixa registrado aqui o processo todo. Vai que eu crio coragem?!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog e de suas sugestões..Interressei por esta dieta sua...posta mais, vou visitar o site do Dr q vc sugere...beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lívia se está amparada por exames, médicos, dou força! Só através de livros acho mais complicadinho. Te desejo sucesso nesse novo processo. Um bjo

    ResponderExcluir
  9. nossa que interessante, espero que vc tenha sucesso, vai postando para nós hehe. Beijão.
    Espero que possamos trocar dicas e experiencias.

    http://emagrecerquatroquilos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lívia! O método é interessante.

    Quanto a pessoas tentarem desanimar, penso que cada um deve escolher a dieta que melhor de adapta ao seu estilo e se funciona e te faz bem, é o que importa!

    Desejo que tudo corra bem e vá contando a evolução pq pode ser uma alternativa para muita gente que não consegue perder peso pelos métodos mais tradicionais.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. OI linda

    Amei o seu blog, já estou te seguindo.. dá uma passadinha lá no meu cantinho...

    Achei interessante , vou pesquisar sobre o assunto ...

    Tenha uma linda noite

    grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Tô doida pra ver o resultado! Boa sorte pra vc!!!

    http://www.drilight56.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir