terça-feira, 20 de agosto de 2013

Relatos de um mês de dieta cetogênica - Páleo, low-carb e high-fat

Olá, meninas!

Tenho estado ausente, mas tenho boas notícias. Senta e sossega que a conversa é longa... rs!

Por que este texto?

Há mais de um ano eu venho tentando seguir a chamada Dieta Paleolítica, em uma versão bem low-carb e high-fat (baixo consumo de carboidratos e alto consumo de gorduras). Para quem não conhece, tem uma aba ali em cima com os detalhes da dieta. É uma dieta um pouco subversiva, que desafia as propostas tradicionais da nutrição. E, para mim, que adoro um desafio, foi sedutor seguí-la desde o primeiro contato.

Grande parte das pessoas que fazem a dieta perdem dezenas de quilos rapidamente sem qualquer restrição dos alimentos permitidos. Essa é uma das premissas da dieta: o processo de engorda não se deve a um mero desequilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas, mas a um desequilíbrio hormonal. A proposta é a de que, mantendo-se a insulina baixa, o organismo é capaz de se adaptar a utilização da gordura como a principal fonte de energia, em detrimento da glucose. Por isso o baixo consumo de carboidratos, que são os alimentos que estimulam a produção de insulina pelo organismo.



Achou o papo chato? E olha que é uma apresentação bem resumida e apressada de tudo... Cada frase do parágrafo anterior merece várias explicações e ressalvas das quais pouparei vocês no momento.






O fato é que a dieta paleolítica (versão low-carb, high fat) nunca funcionou tão bem pra mim assim. Eu perdia muito peso na primeira semana e depois o peso estacionava. Descia super-devagar (quando descia). E, infelizmente, eu não conseguia seguir a dieta por muito tempo sem o estímulo constante da perda de peso.

Eu adoraria dizer a vocês que a dieta paleo low-carb, high-fat funciona da mesma forma para todo mundo: que todos podemos comer à vontade sem restrição de alimentos e iremos emagrecer rapidamente. E talvez isso possa acontecer após um tempo seguindo a dieta. Mas para pessoas ansiosas como eu, não dá para esperar meses para ver o peso baixar...

Acredito que este texto possa ajudar mais alguém a refletir sobre os próprios hábitos e, quem sabe, buscar ajustes na sua alimentação páleo.

A grande novidade


Pela primeira vez em pouco mais de um ano eu consegui alcançar uma versão da dieta que efetivamente funciona para mim.

Antes de eu contar o que foi que eu fiz, dá só uma espiada nos resultados pra que vcs se envolvam no meu relato e fiquem estimulados a continuar lendo.... rs!

Dia 22/07/2013 - 70,5kg

Dia 19/08/2013 - 66,2kg



A primeira foto é do dia 22 de julho e a segunda do dia 19 de agosto. Depois da primeira foto, eu ainda levei 4 dias pra conseguir fazer a dieta (fazia até a hora do almoço e depois a compulsão atacava). Cheguei a engordar 700g depois da primeira foto e comecei a dieta com 71,2 kg, no dia 26/07. Sim, eliminei 5 kgs em menos de 1 mês.

A minha versão da dieta Páleo Low-carb, High-fat


Agora vamos ao que interessa e vou contar com detalhes TUDO o que fiz de diferente e o porque acho que acertei desta vez.

1) Regras básicas:

Em primeiro lugar, eu busquei seguir 3 sugestões dos  livros TNT Diet e The Art andScience of the Low-Carbohydrate Performance. São elas:
a.  Comer até 50g de carboidratos por dia (no meu caso, 30g)
b. Comer entre 0,6 e 1 grama de proteína por libra de massa magra (eu tenho 100 libras de massa magra)
c. Comer na seguinte proporção: mínimo de 65% de gordura, até 10% de carboidrato e o restante de proteína – atendendo-se também as regras a e b)

Na prática, o que eu fiz?
a. Perdi o medo da gordura. Coloco bacon e manteiga em tudo. Manteiga até no café! Me deixa super-satisfeita por horas!
b. Evitei tudo o que tivesse carbos (inclusive as castanhas, nozes e frutas). De carbo, só verduras e muito POUCO chocolate 70% cacau.


2) Reduzi a quantidade de alimentos diários

Com o acréscimo da gordura, ficou bem mais fácil lidar com a quantidade de alimentos. Se o papo de alimentos à vontade não funcionou para mim, tive que fazer algumas adaptações.

O que eu fiz?

a. Evito tomar café-da-manhã. Não sem sacrifício. Eu acordo sem fome e me mantenho assim até por volta de 10:30/11h. Aí a fome aperta, mas eu seguro firme até a hora do almoço. Apenas tomo café-da-manhã nos dias que malho pela manhã, mas menos do que eu estava acostumada a comer.

b. Como muito bem no almoço – mas não de forma ilimitada. Eu coloco no prato até 200g de qualquer carne, de preferência feita com muita gordura) e encho o prato de saladas com muito azeite e molho. E como até ficar satisfeita (com o limite dos 200g de carne). Não me permito ficar com fome depois do almoço, senão o dia fica todo bagunçado. Mas também não posso ultrapassar meu limite de proteínas.
Confuso? Mas é o que eu tenho feito... (proezas que só muita gordura faz por você)

c. Como 2 quadradinhos de chocolate 70% para a minha saúde mental. Pode ser imediatamente depois do almoço ou no meio da tarde. Tanto faz.

d. Lá para o final da tarde, tomo 200ml de café batido com adoçante e 20/25g de manteiga. Isso me mantém saciada por muito tempo. Inclusive, 1 vez por semana decido não jantar e só voltar a comer no almoço do dia seguinte. O termo técnico pra isso é Jejum Intermitente. Meu peso despenca no dia que faço isso.

e.  Na janta eu como menos proteína do que no almoço, por isso tenho que carregar o prato de gordura à noite. Ou seja, mais uma vez o "trade-off" do almoço: tenho que ficar satisfeita, mas sem ultrapassar o limite de proteínas. A dieta não funciona se eu não alcançar a satisfação e nem se eu ultrapassar o limite de proteínas. Eu acredito que essa tenha sido a chave do sucesso da minha dieta desta vez.

3) Acompanhamentos

a.  Eu comprei um aparelhinho que mede a quantidade de cetonas no sangue, assim posso acompanhar se estou ou não em Cetose. Isso me mantém estimulada a não sair da dieta.

b.  Eu me peso todo santo dia. Se o peso subiu um pouco, mando um jejum intermitente na mesma hora (se o peso subir, fico desestimulada). O peso pode até não descer, mas subir já é demais, né? Então eu tb regulo a quantidade de alimentos e a necessidade de jejum intermitente pelo peso diário da balança.

4) Pensamentos fortes

a. Todas as vezes em que eu tive vontade de escapar da dieta, eu me segurava ao máximo, porque o emagrecimento estava muito acelerado e eu sabia que comer besteira prejudicaria a minha Cetose. Então eu não me permiti escapar nem uma só vez  nesse período.

b. Tiro fotos todas as segundas-feiras para comparar. Como vcs podem ver, o progresso foi muito grande e muito rápido. Não quero perder isso. Quero avançar ainda mais. Por isso, quando estou tentada, abro minhas fotos e olho até me convencer de que o corpo que eu quero requer disciplina, e que não posso perder as conquistas que tive até agora.

AVALIAÇÃO GERAL – A dieta Páleo vale muito a pena


A princípio, essa minha forma regulada de levar a dieta pode sugerir que a dieta paleo não é interessante. Algumas pessoas são seduzidas pela dieta acreditando que vão emagrecer rapidamente comendo os alimentos permitidos sem restrição de quantidade  – e para muitas pessoas isso é verdade. Mas, infelizmente, para mim e para algumas pessoas não é assim (em nenhuma das 7 vezes que me dediquei à dieta ao longo desse último ano tive estes resultados). Assim, para nós que não vemos a balança descer pode ser difícil dar continuidade à dieta, acreditando que a dieta não é para nós ou que a dieta não funciona.

Eu imagino que grande parte das pessoas que se frustraram em suas expectativas altas sobre a dieta vão continuar achando que ela não é interessante após ler este texto, já que a grande vantagem dos alimentos ilimitados não existe para elas. Mas vou dizer o porquê eu acho que a dieta paleo low-carb high-fat VALE A PENA PARA A PERDA DE PESO.

Para mim, a dieta tem o grande diferencial de permitir a verdadeira saciedade. Com a possibilidade de se comer gordura de forma ilimitada, podemos ajustar nossos cardápios até a fome ir embora.  Há restrição de carboidratos e uma moderação nas proteínas, mas a gordura é, sim, ilimitada, e isso garante a saciedade.

A cada dia sinto menos fome e, portanto, como menos. Alguns autores dizem que, seguindo a dieta sem estes controles que estabeleci, o organismo vai naturalmente regular a fome e a quantidade de alimentos. E pode até ser verdade. Mas a minha ansiedade não me permite esperar as coisas ocorrerem naturalmente, e eu mesma providenciei esta “regulação”.

Em segundo lugar, no momento em que se consegue regular a dieta para suas necessidades, o emagrecimento é realmente muito rápido. Nunca na minha vida eu havia perdido 5kg em um mês (e olha que ainda nem completou 1 mês desde que recomecei a dieta...)

Resolvi escrever este post gigante porque acredito que outras pessoas também estejam com dificuldade de regular suas dietas. Os mais pacientes podem esperar que isso ocorra naturalmente. Os ansiosos, como eu, podem tentar algo da minha experiência, ou pensar em possibilidades diferentes a partir do meu relato.

É isso, pessoal.
Beijo especial para quem leu tudo! rs!

Bjoooo

Edit: Podem ver aqui os meus resultados de 100 dias da dieta, bem mais visíveis: http://liviaemagrecendo.blogspot.com.br/2013/11/fotos-da-minha-evolucao-100-dias-de.html


72 comentários:

  1. Adorei!!!
    Estou tentando porem nao vi quase resultado e desisti 2 x
    quero recomecar pois acredito muito na dieta, meu problema eh que nao consigo largar o acucar!

    ResponderExcluir
  2. Livia, seu post me ajudou e muito. Temos historias parecidas. Eliminei 20 quilos em 10 meses com dieta hipocalórica sem glúten e açúcar e estagnei nos 71 quilos. Recorri à alimentação páleo / high fat/lowcarb para dar fim aos últimos 6 quilos que insistiam em ficar no meu corpo. Em 4 meses de nova alimentação, eliminei só 1 quilo e desde então o peso oscila bastante. Já pesei 73,8 como também 70, mas normalmente matenho nos 71,7 / 72. Vi que, como vc, não adianta pra mim comer quanto quiser de gordura/proteína e carboidrato dos legumes. Por isso , decidi reduzir as quantidades e focar no jejum intermitente e no HIIT. Em uma semana eliminei 1,200 quilo e agora estou nos 70 cravados. Valeu pelo post, elucidou muitas dúvidas minhas além de me motivar a fazer a minha regulação. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Kelly! De ter ajudado ao menos 1 pessoa, sinto que já valeu o post! Obrigada pela gentileza da visita e do comentário!
      Bjoooo

      Excluir
  3. Oi Livia, para mim também está muito difícil, emagreci apenas 2k na primeira semana aí logo em seguida menstruei engordei 1k na semana, depois voltei a diminuir o kl ganho mais daí em diante nada mais aconteceu, já estou a quase um mês de dieta e nada. Fiquei bastante decepcionada pela manhã ao me pesar, aí resolvi dar mais uma olhadinha no site da dieta low carb e vi o seu post, não entendo muito bem sobre a cetose e jejum intermitente, talvez seja essa a solução do meu não emagrecimento, pois também estou muito ansiosa e queria ver resultados rápidos. Se puder continuar a me ajudar serei grata, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leila!
      Claro que posso ajudá-la!
      Se preferir, me escreva por e-mail liviabp@gmail.com
      Bjo

      Excluir
    2. Olá! Estou mais ou menos no caso da Leila. Completei hj minha 1 semana e só emagreci dois quilos e pouco. Também estou pra mestruar, durante essa primeira semana fiz três dias de caminhada pra vê se ajudava na perda de peso e nada. Estou desiludida 😔

      Excluir
  4. Livia...vccome proteina pouca a noite por qual razão?pra diminuir a gliconeogenese?só uma curiosidade lindona.

    Gostei da forma como vc faz ,eu tb encho maismeu pratode verduras do que de prteinas...frutas coloquei maisumpouco agora que estou gravida...nuts tb ingiromas em bolos,nuts purinhas sao um perigoooo hehehe...

    bjo

    Erikah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erikah!
      Que honra a sua visitnha!
      Eu não como pouca à noite de propósito. É que posso comer entre 65 e 105g de proteína por dia. Antes eu achava pouco, mas agora eu luto pra conseguir comer tudo isso kkkk
      Aí eu comia mais no almoço pra conseguir passar o dia mais saciada, porque estava na rua e o risco de fazer escolhas ruins era maior.
      À noite estava em casa e ficava mais tranquila, podia comer menos.... rs!

      Bjão, lindona!

      Excluir
  5. Lívia, adorei o seu relato, acho que me identifiquei muito! Não consigo emagrecer tanto quanto as pessoas do grupo e já estava ficando frustrada, rs. Tenho duas dúvidas: você come queijos e embutidos? E como restringe a quantidade de comida, quantas calorias diárias você consome? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu tb me senti frustrada nas minhas primeiras tentativas! Mas fico feliz de não ter desistido!
      Eu como queijo e embutidos sim! E eu adoro!
      Eu só conto mesmo carboidrato e proteína. Gordura eu como o quanto eu aguentar... Esses dias eu contei as calorias e deu em torno de 1600 kcal. Mas como diferente todo dia, e isso varia muito!
      Bjo

      Excluir
  6. Livia,

    Voce limita a quantidade de proteinas a quanto por dia? 50 -100g?
    Vc disse que come 200g de carne, isso seria uma vez por dia? E quanto as proteínas de outras fontes tipo ovos, legumes e queijos, vc contabiliza também?
    Venho fazendo paleo LCHF há 3 semanas e confesso que não tenho visto nenhuma mudança, fico meio desestimulada por que não sei o que fazer com esse platô.

    PS: já emagreci 9kg com dieta lowcarb e lowfat, mas a parei e ainda faltam bons kg a serem eliminados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle!
      A quantidade de proteína que eu consumo é recomendada pelo Jeff Volek no livro The art and science of low carbohydrate performance. Ele recomenda de 0,6 a 1g de proteína por libra de massa magra. Não se preocupe com a divisão disso nas refeições. Foque-se no valor diário.

      Eu sugiro que não faça dieta low-fat. Não vale a pena. Cortar carbos E gordura para mim é maluquice.
      A base da minha dieta é gordura e é o que me trás mais prazer nela.

      Pondere e veja se é razoável para vc.

      Bjo

      Excluir
  7. Vc percebeu alguma alteração na pele? Eu tenho pele oleosa e parece que quando infiro maior gordura parece que piora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aconteceu comigo no inicio, inclusive com muita espinha. Mas percebo agora que tem diminuído e a pele está com uma textura diferente e melhor.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lívia! Muito bom seu texto, parabéns. Sigo essa dieta há quase 1 ano..com muitas recaídas, mas agora firme, já que descobri ter intolerância ao glúten. É a melhor forma de alimentação que já fiz, eliminando não só peso, mas doenças e problemas de saúde que tinha há anos, como enxaqueca diária, problemas gastrointestinais, problemas/alergias de pele, alergias no trato respiratório, anemia, inchaço, pele oleosa e problemas com acne, entre outras. Lembrando que é uma dieta alimentar e não um regime, i.e., é uma adaptação para SEMPRE..Lógico que enquanto queremos emagrecer o rigor é maior, no entanto, após atingir o peso desejado, desde que mantendo-se um máx de 100g de carbs por dia, a alimentação é livre: sem contagem de calorias ou carbs, prot, gord..já sabemos o que não pode comer (açucar, farinhas,industrializados, óleos vegetais..), mas principalmente o que podemos (carnes, ovos, queijo,iogurte, frutas vermelhas em pequena quantidade, manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, coco, abacate, vegetais- legumes é bem restrito por causa da quantidade de carbs..é só tomar cuidado e descobrir o que não te atrapalha! Me dou o direto de comer, muito raramente, batata doce, cenoura, aipim ou tapioca, chocolate sem gluten > 70% cacau ~10g por dia..sempre pequena quantidade e raramente)..Se quiser um aprofundamento, ainda maior, nesse estilo de vida, dê uma lida no blog do Dr. Souto-dieta paleolítica low carb, ou ainda no site do Mark Sisson (inglês). O jejum intermitente é maravilhoso, só tome cuidado com a perda de massa magra, logo, o recomendado pela comunidade médica/pesquisadores é a musculação (alta carga, 2-3x por semana não ultrapassando 30min..20min seriam ideais). Boa sorte e continue longe dos industrializados!

    ResponderExcluir
  10. Cuidado ai que você está cometendo alguns erros ficando sem se alimentar de manhã, fazendo jejum em cetose? Da onde você tirou isso ? O seu corpo vai promover a catabolização da sua massa magra e você vai perder peso pensando que é gordura mas na verdade perdeu massa magra. Fazer jejum em dieta cetogenica é no máximo caminhar 40 minutos em jejum 3 vezes por semana, mais que isso estará implorando pela catabolização.

    Para com esses chocolates, se cada pedaço tem 15g de carboidratos, não pense que a sua ingestão de carboidratos será apenas 30g por dia, você não conta os carboidratos do resto dos alimentos ? Verduras contém carboidratos, molhos também, temperos prontos tipo sazon contém açúcar, ovos contem 1g de carbo por unidade, então no final do dia vc estará ingerindo bem mais do que 30g de cargo, esse limite é para você ingerir indiretamente e não ficar comendo chocolate.

    pelo seu relato, você perdeu peso sim, mas tenho certeza que parte foi de proteínas da sua massa muscular.

    Utilizo a dieta cetogênica a 8 anos e sem bem os efeitos da catabolização quando ela é feita de forma incorreta pois as proteínas e gorduras são as fontes principais de energia do corpo e é como amarrar um cachorro com linguiça, se faltar no estômago o metabolismo quebra as proteínas do músculo para se alimentar junto com a gordura corporal, no final sua perda de peso será 70% gordura e 30¨% proteína corpórea e isso resultará em peitos e nádegas cada vez mais flácidos e estriadas devido a gordura que ainda sobrepõem esses músculos.

    Fazer refeições com intervalos de 2 a 3 horas é fundamental para o sucesso da cetose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é o que está dando certo pra ela, porque parar? porque vc acha ? Vc não leu que ela está há 1 ano tentando e só agora encaixou algo que deu certo. Povo chato.

      Excluir
    2. Deu certo da maneira errada. Pura ilusão.

      Excluir
  11. Olá, amigo,

    Agradeço sua s preocupações, mas me parecem infundadas a partir de todos os livros que li. Eu conheço algumas dezenas de pessoas que fazem dieta cetogênica e nenhuma delas sequer consegue comer de 3 em 3 horas, porque a dieta cetogênica praticamente tira a fome: e esta é uma de suas principais vontades apontadas pelos especialistas. Isso se dá pelo fato de que a principal fonte de energia da dieta cetogênica são os corpos cetônicos (moléculas bem pequenas de gordura) e não a glicose (produzida a partir dos carboidratos). Uma dieta baseada em gordura é incrivelmente saciante. Realmente, perde-se a necessidade de lanches entre as refeições neste tipo de dieta.

    Minhas fontes sobre dieta cetogênica são:
    TNT Diet, The life and science of low carbohydrate living, The art and science of low carbohydrate performance (Jeff Volek e Phinneay) e The Ketogenic Diet (Lyle Macdonald).

    Se vc tem alguma outra referência que discorda radicalmente destes autores e sustenta o que você colocou no seu post, ficarei feliz em conhecer! :)

    Sobre jejum intermitente, também li vários artigos e um livro que me deixaram bem segura para fazê-lo. Aqui tem dois blogs mais simples, mas de acesso mais imediato:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/search?q=jejum+intermitente
    http://www.nerdfitness.com/blog/2013/08/06/a-beginners-guide-to-intermittent-fasting/

    Mas o livro é muito mais espetacular, e pode pedir online:
    http://www.eatstopeat.com/

    Te convido ainda a visitar minhas avaliações físicas recentes. Vai ver que, não apenas eu não perdi massa magra, como eu GANHEI em todos os meses. E o mais legal: ao mesmo tempo em que perdi gordura. Coisas que apenas uma dieta cetogênica bem formulada como a minha faz pra vc, rs!

    Aqui estão elas: http://liviaemagrecendo.blogspot.com.br/p/avaliacoes-fisicas.html

    Mas estou aberta para o diálogo. Me apresente suas fontes que vou adorar conhecer!

    Ab.
    Lívia

    ResponderExcluir
  12. Esqueci apenas de comentar sobre os chocolates. A quantidade de carboidratos por chocolate depende, obviamente, do tipo do chocolate. Ultimamente tenho comido apenas Chocolates com 80% de cacau. A marca Cassino, tem 4g de carbo por cada 25g de chocolate, olha que maravilha!

    Mais uma coisa: vc esqueceu que eu meço minha cetose diariamente. Se chocolate me tirasse da cetose, eu já teria parado há muito tempo. Mas não tira! :)
    Minha cetose está sempre acima de 2 milimolars por litro de sangue. E, pasme: nos dias de jejum intermitente chega a CINCO MILIMOLARS. Uma lindeza! :)

    ResponderExcluir
  13. A dieta do Paleo é muito parecida à de Atkins, eu já usei e emagreci 10 kg em 3 meses! Mas depois voltei a engordar passados 1 ano e meio, é difícil dizer não aos hidratos de carbono e abusei muito deles até engordar, não foi de um dia para o outro. Agora comecei há 2 semanas a dieta de atkins, perdi 2 kg na primeira semana e depois estagnei, noto que as barritas atkins mesmo as indicadas para a primeira fase não resultam, assim que comia ficava com mais vontade de doces! Fora com as barritas! Estou fazendo jejum intermitente há 4 dias cerca de 16/18 horas por dia com alimentação low carb e muita proteína e gordura e baixei 2 kg em 3 dias... jejum resulta muito bem, e tira a fome mesmo! Não sinto fome eu estou pensando fazer jejum 24 horas semanalmente e não acho difícil, 18 horas na boa, sem fome nenhuma e com toda a energia do mundo. Adotem este tipo de dieta, temos que resistir a alguns testes, os colegas do trabalho que lancham a toda a hora, sempre tudo com hidratos e farinha, não é fácil... mas dá resultado e podemos sempre tirar um dia para sair da dieta, não é por um dia que corre mal. O pior são os dias seguidos de má alimentação isso é que é o problema! A páleo ´
    e a dieta que eu quero seguir depois de ficar com o peso ideal, pois não engorda, se tivermos cuidado e não comermos como alarvos seremos saudáveis. sandy

    ResponderExcluir
  14. Ola Livia, concordo com o outro anonimo que escreveu. Você está cometendo erros, diria, muito básicos. olhando mais atentamente a sua dieta você vai constatar que consome muito mais de 50 gramas de carbos por dia, o que de si não é grande problema, mas que pode estar retardando o processo de perda de gordura por parte de seu corpo.

    Primeiro, volte a comer seu café-da-manhã, não me apercebi o porque eliminá-lo; simplesmente não faz sentido. Por exemplo, ovos mexidos com chá verde, ou café, vai super bem.

    Segundo. Chocolatinho ???? R U insane ? Ainda por cima depois de uma refeição cheia ??? Um erro tão comum...você acaba de comer uma almoço cheio de gordura e por cima vai comer sobremesa com açucar ?????? Não faz sentido !!! O chocolate só seria válido se você o comesse antes de fazer seus exercícios físicos diários. O fato de você continuar em cetose não significa que não houve pico de insulina, alias o tal aparelho que você usa para medir cetose é sabido ser inconsistente. A insulina que faz engordar, naõ se esqueça.

    Terceiro : Você faz exercícios físicos ???? Não ??? Sem frequência ??? Então há dois problemas, seu emagrecimento será lento e quando for conseguido será flácido. Treine !

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  15. Olá, amigo,

    Tb agradeço os seus comentários. Mas vou me permitir discordar de alguns deles pelas seguintes razões:

    1. Pico de insulina com 25g (com 4g de açúcar apenas) de chocolate de 85%? Em especial depois de uma refeição densa em gorduras e proteínas (que reduz o índice glicêmico dos alimentos, se comparado com seu consumo em jejum)? Talvez se eu tivesse diabetes tipo 1 isso poderia acontecer. Mas em adultos saudáveis, acho um pouco difícil. Sugiro revisitar seus livros de bioquímica. Os meus me dão muita segurança quanto a isso.

    2. Melhor do que a dieta perfeita, é a dieta viável. Sim, aquela que vc consegue fazer e dá bons resultados, na minha visão, é muito melhor do que aquela que vc não consegue fazer e não dá resultado nenhum. A minha dieta tem chocolate, e os meus resultados tem me deixado muito satisfeita.

    3. Expectativas e objetivos para uma dieta são diferentes entre as pessoas. Eu acredito que consegui excelentes resultados com a minha dieta. Consegui perder 10kg de gordura e ganhar 5kg de massa magra em 3 meses. Baixei de um BFP de 32% para 19%.

    Estes resultados me renderam o 1º lugar em um desafio em um grupo na internet com mais de 3500 mulheres. Me renderam um convite para o material de divulgação da clínica estética onde faço massagem (em breve aqui no blog, rs!)

    Vc pode conferir aqui estes resultados dos quais estou falando: http://liviaemagrecendo.blogspot.com.br/2013/11/fotos-da-minha-evolucao-100-dias-de.html

    Pode não atender às suas expectativas, mas às minhas, atendeu perfeitamente. E isso é o que importa, não? O que eu penso sobre o meu corpo e o prazer que tenho com a minha alimentação?

    Eu realmente adoro os resultados e estão melhorando a cada dia. E o mais legal: cheguei aqui comendo chocolate TODOS OS DIAS. :)

    No mais, obrigada pelas preocupações. Estou bem acessorada pelo Jeff Volek e pelo Lyle MacDonald. O chocolate fica, rs!

    Bjo

    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk... vc arrasou! Falou tudo...o importante é ser magra, saudável e feliz!!!!!

      Excluir
    2. Kkkkkk... vc arrasou! Falou tudo...o importante é ser magra, saudável e feliz!!!!!

      Excluir
  16. Lívia li o teu post porque estou tentando fazer a lchf mas acho que talvez esteja comendo proteinas a mais! Esse find dei uma jacada ,o peso já subiu 1,2 kgs. Como vc diz subir jamaisssssss! Acho que tenho que comer só na hora que sinto fome porque ainda Tô naquela de comer a cada 3 hs e acabo comendo mesmo sem fome e pelo que observei nessa dieta não dá! O teu jejum intermitente foi de quantas horas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta, o Jejum que mais da resultados para mim é de 24 horas. Mas pode começar com um de 16 e ir aumentando.

      Excluir
  17. Livia,,

    Poderia me dizer quando você está obtendo na medição da cetose diariamente (em mmol/L)?

    A que horas você mede? Estes valores você conseguiu desde o inicio ou foi aumentando conforme sua adaptação com a dieta.?



    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao,
      Na época do post minha cetose ficava em uma média de 2.1 mmol/l. Nos dias de jejum intermitente chegava a 5mmol!

      Foi aumentando conforme a adaptação, as estabilizou depois de um tempo.

      Ab!

      Excluir
  18. Eu estou fazendo essa dieta mas com uma diferença depois dos primeiros quinze dias eu como 5 dias so proteina e fds eu como so carbo das frutas pq eu malho preciso de energia deu super certo ja emagreci 9 kg so esse mes

    ResponderExcluir
  19. Lívia, esse post me inspirou tanto que eu até imprimir para reler offline rsrs. Me identifiquei muito com o seu relato, principalmente porque perdi +/- 4 kg no começo da Paleo (estou fazendo há 20 dias) e entrei em um platô (com o peso mais baixo do que o menor peso que eu consegui com a R.A. lowfat do inferno e com a vantagem óbvia: não engordar a cada coisinha a mais que eu comesse no dia). Estabilizar para mim, que consumi chocolate amargo e chantilly (um sonho na minha vida haha) todos os dias não foi algo exatamente negativo, mas como eu ainda quero perder mais peso, resolvi seguir as suas dicas. Lendo sua postagem, percebi que, talvez por um resquício de já ter feito Atkins, eu estava voltando a minha alimentação mais para proteínas do que para gorduras, lanchando queijo desidratado, embutidos, pururuca, além de comer bastante carne no almoço, jantar e, muitas vezes, no lanche da tarde. Essa alimentação com certeza será de grande valia na fase de manutenção, mas para perda de peso vou seguir suas dicas. Ontem fiz meu primeiro JI de 16 horas e vi que senti bem menos fome do que em relação à época em que comia carboidratos e tinha aquela fome desesperadora de 1:30h em 1:30h. O interessante foi que, mesmo depois de almoçar (não consegui almoçar muito), eu passei o resto do dia com bem menos fome, inclusive consegui sair de casa tranquilamente sem tomar café da manhã, coisa que era impossível para mim há alguns dias.
    Ah, uma dica sobre o chocolate, que eu tenho feito para deixá-lo mais gordo e com um percentual de carbs menor, é derretê-lo com um pouco de manteiga de cacau (mais ou menos 70% de chocolate amargo e 30% de manteiga). O sabor fica mais suave, mais parecido com um chocolate ao leite e, quando derretido, ele fica mais líquido, dando para fazer casquinhas de chocolate finíssimas caso você queira fazer um bombom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que deliciaaaa!
      Vou adotar o chocolate com manteiga :)

      Excluir
    2. Caramba ! Que dica iluminada. Sinto-me na obrigação de imprimir e encadernar esse post para consultas futuras. Obrigado Lívia por articular idéias com alta capacidade de síntese com trânsito nas diversas ciências do conhecimento. Ficou difícil de saber se és economista, psicóloga, nutricionista ou profissional da educação física. Afinal a essencia do conhecimento científico é sua aplicação prática. Para deixar minha singela contribuição deixo a frase de um cara bacana: “Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio previne-o.” ― Albert Einstein

      Excluir
  20. Bom dia Livia! Me identifiquei muito com o teu post, se me permite vou resumir meu caso...faço reeducação alimentar desde dezembro. Aquela dieta de comer de 3 em 3 horas, frutas, saladas, barrinha de cereal, nozes.... Perdi 7kg em 3 meses, mas depois disso estagnei e comecei a ter compulsão por doces, e até mesmo comer quando não tinha fome. Sai várias vezes da dieta com a desculpa da vida social. E depois disso só piorei. Engordei 2kg, tô inchada... Daí conheci através de blog a dieta Lchf... Tentei fazer,mas tenho medo de realmente aumentar as gorduras. Senti dor abdominal do lado esquerdo e minha pele super oleosa. Não como carbo no almoço, nada de açúcar nem industrializados e mesmo assim não consigo emagrecer. Sendo que ainda faltam uns 4kg. O meu caso tem solução?!?! hehehe Se puder, me passar umas dicas e sugestões de refeições. Eu malho todos os dias de manhã cedo.
    Desde já, agradeço.
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Livia! Obrigada pelo post!! Vou seguir esse seu estilo pois estou na paleo/lchf a dois meses e não perdi peso, só medidas e isso é desistimulante. Mas percebi que como muita proteína e pouca gordura... vou mudar isso já! Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Livia, adorei o post.. Estou na dieta LCHF faz 10 dias, mas meu peso está oscilando, perdi apenas 2 kg e parou, agora tem dias que acordo com 1 kg a mais e no final do dia já perdi esse kg, mas não sai disso. Sigo tudo beem certinho..não quero desanimar mas... Outra coisa que está me incomodando é o intestino preso? Vc teve esse problema no começo? Como lidar com isso? Grata e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente nunca tive problemas com o intestino, mas ja vi muita gente que tem!

      Alguns amigos tomam probióticos até que os intestinos funcionem melhor. Com o tempo isso passa pelos relatos.

      Boa sorte!

      Bjo

      Excluir
  23. livia ou alguem que possa me responder comecei fazer essa dieta comecei perder peso so que agora meu peso parou e nao perco mais o que fazer?

    ResponderExcluir
  24. Essa estagnada é normal. Perde-se bastante peso nos primeiros dias (líquidos/glicogênio) e só depois começa a perda da gordura corporal. O consumo da gordura corporal é mais lento. Demora um pouco parece que não vai sair daquilo. Mas é só ter paciência. Com o tempo o peso começa a cair. Aconteceu isso comigo também. Além disso, mesmo com peso meio estagnado percebi uma reduçao de medidas absurda então desencanei da balança. Ela é muito ingrata..não perdoa período pré mentrual, copos de água que por ventura tenha acabado de ingerir, alimentos recém ingeridos, bexiga cheia e porque não... cocô.... sim fezes no intestino pesam rsrs.. e muito. Caso queira dar uma forcinha pra perda de gordura vc pode apelar pro jejum intermitente ou aumentar a massa muscular com exercícios como HIIT. Músculos são bons devoradores de gordura. Espero ter ajudado. Bjs. Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh.. este comentario é em resposta á Kauzinha Kau. Me esqueci de clicar em responder e ele entrou como comentário normal..dãã..rs...

      Excluir
  25. Muito bom e esclarecedor seu post....obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Gente também estou com problemas de perder peso, só como proteínas, gorduras legumes e folhagens, a perda de pesos durante a semana é quase nada, aí chega o final de semana e é impossivel não dar uma escapulida da dieta, resultado???? engordo o pouquissimo que emagreci e mais um pouco. As vezes me desanimo e acabo comendo besteira antes do final de semana, aí já vil né? Não sei o que faço nunca tentei fazer o J. I. Será que estou comendo muita proteina ou carbs, mesmo quando faço certinho? Estou desde setembro de 2013 fazendo esta dieta e não vi resultados, mesmo saindo fora um pouco acho já deveria ter emagrecido.

    ResponderExcluir
  27. Porque que nas dietas tradicionais que conta calorias, eu emagreci muito mais rápido, comendo pão integral, arroz, feijão, frutas, gorduras é o que não podia, e os finais de semana que dava uma escapulida as vezes nem engordava. Estou sem entender. Continuo na dieta lowcarb, não consigo mais comer outra coisa além do que é permido.

    ResponderExcluir
  28. Há tem mais continuo louca por doces.

    ResponderExcluir
  29. Em novembro deste ano minha segunda filha vai fazer 15 anos, gostaria muito de emagrecer alguns kls que conseguisse Livia pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Adorei seu post...tb faço ha 3 meses low-carb e perdi dois quilos no primeiro mês e depois estagnou!!! Desanimei...ja nao sabia o que fazer qdo vi esse relato...vc pode me dar um exemplo do que come em um dia? Principalmente a janta? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  32. Vc nao colocou a medida da cintura. Nao consigo ver na foto q o abdomen diminuiu se diminuiu a diferença foi para mim algo nao muito notado.

    ResponderExcluir
  33. tudo errado, não vi diferença alguma na sua foto, o peso não diz nada pessoal, o que manda é a composição corporal.

    ResponderExcluir
  34. Só me diz, de que adianta perder peso se olhar no espelho continua sendo um tormento, abre o olho, ta tudo errado. Continua gorda.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Lívia. Parabéns pela sua determinação e resultados.
    Fiquei com apenas algumas dúvidas para que eu aplique em mim a Paleo, se vc puder me ajudar: vc conta os queijos como proteína? E o que vc chama de gordura? Como vc costuma preparar seus alimentos (assados, grelhados, fritos etc.)? Desde já, muito obrigado, inclusive pela sua solicitude em ajudar a nós, leigos, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      tudo bem?
      Eu uso o fat secret pra contar os macros. Queijo tem proteina sim, mas tem mais gordura :)
      Eu preparo os alimentos normalmente, substituindo oleo de soja por manteiga ou banha de porco.

      Excluir
  37. Puxa que texto ótimo eu faço Atinks e o peso a 35 dias estacionou alem de não perder quase nada vou tentar e volto pra te contar se saio deste platô horrível e desanimador

    ResponderExcluir
  38. Oi Livia! Tudo bem? Adorei seu blog, acabei de acha-lo! Tambem sou professora e adorei seu relato aqui e principalmente a forma bem humorada de lhe dar com as criticas a sua dieta e ao seu resultado. Gostaria de trocar uma ideias com voce, será que poderia ser por email? Estou fazendo a paleo há um mes e tenho algumas inseguranças. Aguardo seu retorno ta? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karina, querida! me escreva por email. Me desculpe a demora em responder liviabp@gmail.com

      Excluir
  39. Oi Lívia, parabéns pelo post. É sempre bom saber que não estamos sozinhos nessa jornada. Estou fazendo low carb a mais de um mês e emagreci 2 quilos, porém, faz umas 3 semanas que meu peso estacionou. Já tirei as frutas, exceto o coco, também tirei as castanhas, 2 unidades ao dia e hoje resolvi tirar o creme de leite fresco do café da manhã. Tenho me pesado todo santo dia. Estou em dúvida sobre a quantidade de proteínas que posso comer, mas não entendi nada sobre as quantidade e as libras, pode me ajudar? Bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá Livia!
    Tudo bem com você?
    Você parou com o blog?
    Possui outro canal para contato?

    ResponderExcluir
  41. Olá Livia!
    Tudo bem com você?
    Você parou com o blog?
    Possui outro canal para contato?

    ResponderExcluir
  42. Olá Livia, achei ateh muito interessante sua narrativa e as quantidades sugeridas se estou certa foram:
    65%Gordura 10%Carbo e o restante em proteina até completar sua taxa calorica de emagrecimento.
    Tentei fazer essa dieta por varias vezes, e mesmo em posse desses dados que vc postou sabiamente(Proporção está corretíssima), percebi que a perca de peso foi igual a da maioria das outras dietas da moda sugeridas e a falta de saciedade pra mim vem a constituir grande problema, cheguei a beber azeite de oliva pra dar continuidade a dieta e não consegui dormir sem fome.
    No meu caso realmente essa dieta não é a mais indicada, eu optei por comer carbos compostos(arroz integral,mandioca batata doce), em dias de treinamento intenso e vegetais de alto valor biologico em dias que tenho treino menos intenso. Achei q seu texto foi deveras esclarecedor. Gostei muito e pra mim acaba por deixar claro q essa dieta não é para todos. Boa Sorte e espero que consiga chegar no seu objetivo.

    ResponderExcluir
  43. Meu peso sobe 200 gramas todo dia...em dia perdi 1,500 e depois ta subindo 200 gramas. Esses relatos de perca de peso grande não funciona p mim....Frustrada com os resultados

    ResponderExcluir
  44. Amei a dica do cafe com manteiga, comecei ontem e prrdi um 1,4 kg em um dia, sei que a principio e agua mas me motivou muito a continuar.

    ResponderExcluir
  45. Seu post me ajudou muito, Livia! Obrigada!
    Estou fazendo dieta low carb há 5 dias e emagreci só dois quilos (queria ter emagrecido mais, como eles prometem nos sites kkkkkk)
    Porém estou me sentindo muito fraca e ás vezes zonza, pois estou comendo menos carboidratos possíveis: bem pouca salada, não estou comendo nozes. O problema é que fraca assim, não consigo fazer exercícios. Vou tentar fazer firme por 15 dias essa dieta. Força, gente! Bjs
    Ps. Vou tentar esse café com manteiga rsrsrs

    ResponderExcluir
  46. Olá e ótima postagem!! Eu sigo a paleo e very low carb há 2 anos e perdi apenas 6 kg nesse longo período. Hoje percebo que a dieta não é como dizem, "comer a té se saciar"... Ainda mais eu que só consigo comer carne, gordura e quase nada de vegetais, pois os odeio. Então acabou que tive nesse período de 2 anos uma dieta carnívora. Fico a imaginar como é difícil fazer os jejuns, pois vivo com muita fome, mesmo comendo bastante carne e gordura. Achei que comendo assim entraria em cetose e tudo ficaria bem, mas não. Me sinto bem, mas emagrecer que é o foco nada! Será que preciso introduzir vegetais e diminuir a carne? O que posso fazer?

    Grata e parabéns pelo seu resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Você consome muita proteína e isso influencia sua insulina. Procure receitas bacanas com vegetais e capriche no uso de azeite de oliva, óleo de coco e manteiga e tenha paciência, você vai ver que dará certo.

      Excluir
  47. Olá! Iniciei a dieta cetogenica ha 4 dias (hoje é o quarto). Como passaram alguns dias com uma alimentação diferente, resolvi pesar-me para verificar se tinha perdido algum peso... Qual não é o meu espanto que engordei 500gr. isto é normal? estou prestes a desistir... Já tinha feito paleo, ao fim de 4 dias pesava mais 2kg. desisti. e agora está a acontecer o mesmo. o que posso ou devo fazer para perder estes 20kg que tanto me incomodam?

    ResponderExcluir
  48. Olá, iniciei a dieta cetogenica e estou no 4 dia e só engordei. Eu malho tb não sei se ajuda a ganhar massa magra, pois na balança aumentou mais o meu short está um pouco mais folgado. Eu gostaria de saber como vc faz o cálculo e o jejum intermitente. Pois estou ansiosa e quero emagracer. E onde vc comprou o medidor de cetogeno. Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Ah, mas tb estou perto de menstruar, o que tb te deixa com bastante retenção.

    ResponderExcluir
  50. VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    VENDEMOS QUALQUER MEDICAMENTO CONTROLADO DO MERCADO
    SOMOS ESPECIALIZADOS EM ANABOLICOS, GH E EMAGRECEDORES
    TEMOS TAMBÉM ATIVADORES DA MEMORIA COMO RITALINA E STAVIGILE DENTRE OUTROS

    PEÇA SUA TABELA DE PREÇOS PELO EMAIL droganetbrasil@gmail.com
    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    droganetbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Informação é essencial pra tomar decisões. Conhecer mais sobre a dieta cetogenica é necessário antes de qualquer decisão de aderir. Temos algumas informações em nosso site que voce encontra neste link.

    ResponderExcluir